logo da Quercus
Últimas notícias

.posts recentes

. DE VOLTA A PORTUGAL E ATÉ...

. MANDATO DE BALI - RESULTA...

. DE CEDÊNCIA EM CEDÊNCIA A...

. 5h00 Lisboa - A ssessão p...

. TRABALHOS INTERROMPIDOS E...

. NEGOCIAÇÕES PELA MADRUGAD...

. O MUNDO REQUER ACÇÃO

. CONFERÊNCIA DE BALI SEM A...

. AL GORE CRITICA EUA E APE...

. PORMENORES DE UMA CONFERÊ...

.Horas em Bali

Nusa Dua

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2007

PROCURA DA ENERGIA CONTINUA A CRESCER

 

“A procura de energia deverá aumentar 50 por cento entre 2005 e 2030 e, com a situação actual, as emissões de GEE (gases com efeito de estufa) aumentariam 57 por cento”, esta análise pertence a Maria da Graça Carvalho.
 
Maria da Graça Carvalho é presidente do “Fórum da Energia: Novos desafios, novas respostas” e é conselheira para a Energia e Ambiente do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.
 
O aumento de 57 por cento aconteceria se nada for feito mas “num cenário em que se concretizem as políticas ambientais anunciadas, as emissões globais de GEE sobem 27 por cento”, salienta a especialista.
 
Para Maria da Graça Carvalho, "é extremamente importante" que outros países acompanhem a Uniäo Europeia nas medidas ambientais necessárias. 
     
De acordo com esta perita em Alterações Climáticas, ao contrário do que aconteceu durante muitos anos, as preocupações com o ambiente passaram a ser uma prioridade
da agenda política, destacando que 2007 é um marco para a União Europeia com a apresentação pela Comissão Barroso e aprovação pelo Conselho da Estratégia Europeia da Energia, que integra a questão da política energética com as Alterações Climáticas.
 
A estratégia, aprovada pelo Conselho em Março passado, prevê até 2020 uma redução de 20 por cento, face ao nível de 1990, das emissões de gases com efeito de estufa, percentagem que poderá ser aumentada para 30 por cento no âmbito de um acordo internacional global, sublinhou Maria da Graça Carvalho. 
     
Para a especialista, os objectivos da Europa, incluem um aumento de 20 por cento da eficiência energética, triplicar a utilização de energias renováveis para 20 por cento e exigir que a utilização de biocombustíveis nos veículos ascenda a 10 por cento até 2020. 
 

A consultora de Durão Barroso considerou que só será possível atingir as metas propostas com um grande esforço de investigação científica e desenvolvimento tecnológico na área da energia, aumentando o esforço financeiro nesta área, e apontou a "grande urgência em passar do discurso político para a prática".

tags: ,
publicado por bali às 00:17
link do post | comentar | favorito
|

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds