Últimas notícias

.posts recentes

. DE VOLTA A PORTUGAL E ATÉ...

. MANDATO DE BALI - RESULTA...

. DE CEDÊNCIA EM CEDÊNCIA A...

. 5h00 Lisboa - A ssessão p...

. TRABALHOS INTERROMPIDOS E...

. NEGOCIAÇÕES PELA MADRUGAD...

. O MUNDO REQUER ACÇÃO

. CONFERÊNCIA DE BALI SEM A...

. AL GORE CRITICA EUA E APE...

. PORMENORES DE UMA CONFERÊ...

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2007

CONFERÊNCIA DE BALI SEM ACORDO ATÉ AO MOMENTO

Ana Rita Antunes e Francisco Ferreira (Quercus em Bali)

 

13h Bali / 5h Lisboa
 
As reuniões de negociações entraram ontem, quinta-feira, pela noite dentro. Foram interrompidas pelas 3 da madrugada (hora de Bali) e recomeçaram hoje de manhã pelas 10h.
 
Os EUA continuam inflexíveis sobre a existência de metas quantificadas de redução para os países desenvolvidos, facto que a União Europeia e os países em desenvolvimento consideram essencial ficar no decisão final da Conferência de Bali.
 
O Mandato de Bali deve ir de encontro às evidências científicas e dar uma resposta a estas: é necessário que os países desenvolvidos reduzam as suas emissões de gases de efeito de estufa em 25-40% entre 1990 e 2020 e este é igualmente um ponto controverso em discussão. Esta é também a posição das organizações não governamentais de ambiente aqui presentes.
 
Ontem, quinta-feira, para além das críticas de Al Gore, a pressão sobre os EUA começou a subir. Os EUA anunciaram que até Junho 2008 querem realizar quatro Encontros das Maiores Economias, na continuação da primeira reunião que teve lugar em Setembro passado se realizou em Washington.
 
Vários foram os países que disseram que não participavam nestas reuniões, se não sairmos de Bali com um forte Mandato para os próximos dois anos. O Ministro do Ambiente Francês afirmou que o seu país não iria permitir que uma destas reuniões previstas para Paris se realizasse lá. A China disse que não participava. E a União Europeia através de Portugal, para além da França mas também da Alemanha, disseram que boicotavam a próxima reunião das maiores economias se não houver acordo aqui em Bali.
 
O Secretário de Estado Humberto Rosa disse de forma muito clara na conferência de imprensa, muito elogiada pelos ambientalistas, que sem um Mandato de Bali não tem sentido a realização destas reuniões por parte da administração de Bush.
 
O novo texto do Presidente da Conferência que procura consenso e que foi apresentado hoje de manhã retirou a questão das metas de redução para o ano 2020 pelos países industrializados e está agora a ser avaliado pelos diferentes países.
 
Questões como a transferência de tecnologia e a capacitação (capacity building em inglês) estão acordadas, mas áreas como a desflorestação prometem também ainda alguma polémica.
publicado por bali às 05:22
link do post | comentar | favorito

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds